Química Alimentar

As áreas de investigação da Linha 2 do CIQ-UP são pluridisciplinares e transversais a vários domínios da química dos alimentos e dos produtos naturais, do processamento alimentar, da bioquímica e da nutrição:

1) Caracterização polifenólica de alimentos e bebidas, incluindo o isolamento e caracterização estrutural de novos compostos polifenólicos de diferentes matrizes alimentares (e.g. frutos, vinhos e azeite) e o estudo das suas propriedades físico-químicas e sensoriais (tais como a cor e o sabor).

2) Estudo das transformações químicas dos polifenóis que ocorrem em alguns produtos alimentares (e.g. vinho tinto e azeite) durante o seu processamento e armazenamento.

3) Síntese de novos compostos polifenólicos e avaliação de possíveis aplicações industriais (e.g. aditivos alimentares como por exemplo corantes).

4) Interacção entre polifenóis e proteínas a dois níveis distintos: ao nível dos mecanismos na origem do sabor dos alimentos (e.g. adstringência) e ao nível da interacção entre polifenóis alimentares e enzimas digestivas avaliando deste modo propriedades anti-nutricionais.

5) Propriedades antioxidantes e biológicas de polifenóis alimentares (e.g. anti-aterosclerótica e anti-carcinogénica). As propriedades antioxidants dos polifenóis são avaliadas por diferentes métodos in vitro. Ensaios de biodisponibilidade utilizando várias linhas celulares que mimetizam diferentes barreiras (gástrica, intestinal e hemato-encefálica).