Missão

O objectivo primordial do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto, CIQ(U.P.) é contribuir para o avanço da investigação fundamental em variadas áreas da Química. Para além das diversas actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), o Centro tem também como objectivo a prestação de serviços à Comunidade.

Os membros permanentes do CIQ(U.P.) são maioritariamente membros do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências que, para além das tarefas relacionadas com a docência de cursos de graduação e pós graduação, aí desenvolvem as suas actividades de investigação.

O CIQ(U.P.) tem sido capaz, ao longo dos anos, de atrair um grande número de jovens investigadores, fazendo deste Centro um local privilegiado para a supervisão e desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à realização de teses de Mestrado e Doutoramento de estudantes não só do Departamento de Química e Bioquímica mas também de outras instituições nacionais e internacionais. Um elevado número de bolseiros de pós-doutoramento desenvolvem também no CIQ(U.P.) as suas actividades de investigação.

O CIQ(U.P.) encontra-se presentemente organizado em seis grupos de investigação, nomeadamente:

1. Síntese Orgânica de Compostos Bioactivos

2. Química Alimentar

3. Investigação Quimiométrica de Sistemas Químicos, Ambientais, Forenses e Biológicos

4. Electroquímica Interfacial, Superfícies Modificadas e Sensores

5. Energética Molecular, Colóides e Bio-Interfaces

6. Química e Sociedade